METODOLOGIA

1ª ETAPA

Originação de oportunidades

Combinamos disciplina e método para buscar oportunidades de investimento

Filtros de monitoramento:
  • Preço: múltiplos atrativos, relativamente descontados.
  • Retornos: retornos históricos sobre o patrimônio líquido e capital investido atrativos (preferencialmente, no primeiro quartil do mercado) e lucros crescentes e estáveis.
  • Alavancagem: baixo endividamento ou boa cobertura de dívida.
  • Dividendos: crescimento histórico de dividendos com pagamentos regulares.
  • Liquidez: volume diário maior que R$ 5 milhões.

2ª ETAPA

Análise de investimento

Valorizamos fontes primárias a secundárias de informações e preferimos construir nossa própria opinião analítica sobre oportunidades de investimento.

Pesquisa proprietária

Dados financeiros e econômicos, visitas, entrevistas a companhias, concorrentes, fornecedores, clientes

Outros gestores, consultores, especialistas

Reuniões, conferências, eventos, contatos

Mídia especializada e relatórios de sell-side

Barron’s, MorningStar, FT, WSJ, The Economist, Bloomberg, Reuters,  Technology Review, BBC, Valor Econômico, Relatórios de sell-side

Outras mídias

FSP, OESP, NYT, Los Angeles Times, NPR, O Globo, Veja, Exame

3ª ETAPA

Comitê de investimentos

Os principais critérios de investimento observados pelo Comitê de Investimentos são:

  • Desconto significativo sobre fluxo de caixa descontado com premissas conservadoras
  • Desconto ao valor de liquidação ou ao valor da “soma das partes”
  • Indústria sustentável e modelos de negócio compreensíveis
  • Múltiplos baixos contra os pares e comparáveis em transações de M&A
  • Congruência com orientação top-down

4ª ETAPA

Montagem da posição

Com o objetivo de evitar pressão sobre os preços adotamos a seguinte estratégia para montar as posições:

  • Processo de médio prazo, conforme condições de liquidez das ações
  • Compras em dias de baixa
  • Vendas em dias de alta
  • Possibilidade de compras e/ou vendas em block-trades

5ª ETAPA

Monitoramento

CEO/Diretoria
  • Alinhamento Estratégico
  • Indicadores-chave de performance
  • Processos de decisão
Governança
  • Perfil dos membros do Conselhos de Administração ou Fiscal
  • Comitês de Assessoramento  ao CA
Acompanhamento
  • Acompanhamento  trimestral dos resultados
  • Comparação real x projetado x concorrentes
  • Reuniões frequentes com executivos das empresas investidas e do pipeline
Mercado
  • Exposição do caso de investimento para outros investidores
  • Estímulo ao trabalho  do departamento de RI

6ª ETAPA

Desinvestimento

O processo de desinvestimento inicia-se quando nos deparamos com uma das seguintes condições:

  • Preço se aproximando do valor intrínseco – esgotamento da margem de segurança

  • Possibilidade de ganhos prejudicada por circunstâncias internas ou externas – Tese de Investimentos deixa de ser aplicável para a companhia

  • Eventos Societário / M&A

  • Gestão incapaz de continuar gerando valor

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